segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Retrospectiva 2017

Mais um ano que chegou ao fim e por isso está na altura de pensar nos pontos positivos e negativos de 2017 no que toca a leituras. 

Comparando este ano com o anterior posso dizer desde já que a quantidade de livros lidos foi sensivelmente a mesma, apesar de o número de páginas ter sido superior em 2017 (cerca de mais 3000). Contudo este ano seguiu mais ou menos o mesmo padrão que o ano anterior, longos períodos de tempo em que não lia nada seguidos de várias leituras seguidas. Devido a esta minha tendência para procrastinar dediquei-me um pouco mais à BD de forma a conseguir recuperar as leituras em atraso. Por falar em BD, este era um mundo em que já me tinha aventurado um pouco e pelo qual me continuo a aventurar. Não sou nenhuma expert na matéria, mas gosto daquilo que vou lendo e penso que isso seja o mais importante!

Quanto à minha TBR acho que me portei bastante bem! Em 2016 li apenas 25 livros e este ano li 35! E isto sem contar com as BD's que ainda foram algumas. Passando aos números, dos 109 livros/contos que li este ano 55 foram lidos no kindle e foram aquisições do momento, enquanto que 54 são livros que tenho em formato físico. Desses 54, 35 estavam incluídos na minha TBR o que significa que os restante foram BD que ia comprando e ia lendo, ou que já tinha cá por casa.

O livro mais longo que li foi da Jacqueline Carey, com 944 páginas. Contudo ainda li alguns livros com bastante páginas este ano, o que dá para perceber visto ter lido mais ou menos a mesma quantidade de livros em 2017 e 2016 e este ano ter quase mais 3000 páginas lidas. Comecei algumas séries novas e terminei outras pelo que considero que a balança esteja equilibrada.

Deixando a quantidade e passando para a qualidade, a maior parte dos livros que receberam 5 estrelas foram tudo livros que já conhecia a escrita do autor, por isso não posso dizer que tenha feito uma descoberta bombástica! Na outra ponto do espectro estão os livros de 2 estrelas (não houve nenhum só com 1) e que foram relativamente poucos no grande esquema da coisa. Os livros intermédios, equivalente a 3 e 4 estrelas foram a maioria. No geral houve mais livros de que realmente gostei do que aqueles que simplesmente gostei. Considero que a nível de qualidade não foi um ano mais, mas espero que em 2018 consiga descobrir mais livros que realmente me deixem completamente fora de mim, o que poderá ser complicado visto estar a tentar focar-me em acabar as séries que já comecei.

Já deu então para perceber que vou continuar a fazer mais ou menos aquilo que já fiz o ano passado, tentar que a maior parte dos livros que leio sejam da minha TBR do que lidos no Kindle. Tentar focar-me mais nos livros que estão por casa à anos em vez de ler os mais recentes se não o mais provável é caírem no esquecimento. Além do desafio do Goodreads, do Mount TBR, do Key Word e do Motif vou voltar a fazer o Finishing the Series. Já tinha feito este último em 2016, mas depois desapareceu. Este ano foi ressuscitado e vou ser um pouco ambiciosa, mas preciso mesmo de começar a acabar as séries que comecei e que por algum motivo nunca terminei.

E basicamente é isto. Agora é aguardar para ver o que 2018 traz.


Sem comentários:

Enviar um comentário