domingo, 31 de dezembro de 2017

Opinião - Harry Potter e a Crianças Amaldiçoada

Ficha Técnica:
Autor: J. K Rowling, John Tiffany e Jack Thorne
Título Original: Harry Potter and the Cursed Child
Série: Harry Potter, #8
Páginas: 368
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9722359053
Tradutor: Marta Fernandes e Helena Sobral

Sinopse:
A oitava história dezanove anos depois

Baseada numa nova história de J.K. Rowling, John Tiffany e Jack Thorne, Harry Potter e a Criança Amaldiçoada- a nova peça de teatro de Jack Thorne -, cuja estreia mundial decorreu no West End, em Londres, no passado dia 30 de julho, é a primeira história oficial de Harry Potter a ser apresentada na versão teatral.

Foi sempre difícil ser Harry Potter e não é mais fácil agora que ele se tornou num muito atarefado funcionário do Ministério da Magia, casado e pais de três crianças em idade escolar.
Enquanto Harry luta com um passado que se recusa a ficar para trás, o seu filho mais novo, Albus, tem de se debater com o peso de um legado que nunca desejou. Quando o passado e o presente se cruzam, pai e filho confrontam-se com uma desconfortável verdade: por vezes as trevas vêm de lugares inesperados.

Opinião:
É tão bom estar de volta a um mundo que me acompanhou de forma assídua durante tantos anos e que ainda me vai acompanhando. Levei mais tempo a pegar neste livro do que aquilo que queria, mas a realidade é que teatro não é propriamente a minha onda. Já tentei ler e por norma não consigo apreciar na totalidade aquilo que estou a ler.

Pegar num livro relacionado com Harry Potter é basicamente como voltar a casa depois de uma longa estadia fora. Gostei de cada momento passado com os personagens que já conhecemos. Gostei de ficar a conhecer a descendência dos personagens que amamos e daqueles que amamos odiar.

Gostei da história que a autora nos apresenta, gostei de ver como os personagens cresceram e o que é feito deles. Fico triste que alguns personagens se tenham deixado abater pelos acontecimentos e que de certa forma tenham perdido o norte. 

Mais uma vez ninguém pode ficar indiferente às lições que a autora nos tenta transmitir através da sua escrita. Que todos nós crescemos e que as dificuldades nos podem mudar. Que à vezes só queremos ser aceites e que isso pode trazer consequências terríveis se nos deixarmos levar pelo desespero. Que se todos fossemos mais humanos se calhar era mais difícil de o medo e o terror reinarem entre nós.

A grande revelação do livro deixou-me um pouco de pé atrás. Deixou-me de pé atrás porque a linha temporal deixou-me um pouco baralhada e não vejo como é que tal coisa possa ter acontecido. Mas como eu também sou péssima com linhas temporais vou acreditar que o problema seja mais meu que da história.

Para finalizar só posso dizer que achei que os diálogos estão bastante bem escritos e que dava tudo para poder estar em Londres a ver a peça!

Sem comentários:

Enviar um comentário