quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Opinião - Letras Escarlates

Ficha Técnica:
Autor: Anne Bishop
Título Original: Written in Red
Série: Os Outros
Páginas: 495
Editor: Saída de Emergência
ISBN: 9789896377397
Tradutor: Luís Santos

Sinopse:
Ninguém tem a capacidade de criar novos mundos como Anne Bishop, autora bestseller do The New York Times. Nesta nova série somos transportados para um mundo habitado pelos Outros, seres sobrenaturais que dominam a Terra e cujas presas prediletas são os humanos. 

Meg é uma profetisa de sangue. Sempre que a sua pele é cortada, ela tem uma visão do futuro – um dom que mais lhe parece uma maldição. O Controlador de Meg mantém-na aprisionada de forma a ter acesso total às suas visões. Quando finalmente ela consegue escapar, o único sítio seguro para se esconder é no Pátio de Lakeside – uma zona controlada pelos Outros.

O metamorfo Simon Wolfgard sente alguma relutância em contratar a estranha que lhe pede trabalho. Sente que ela esconde algo e, para além disso, ela não lhe cheira a uma presa humana. Algo no seu íntimo leva-o a contratá-la, mas ao descobrir quem a jovem realmente é e que o governo a procura, ele terá de tomar uma decisão. Será que proteger Meg é mais importante do que evitar o confronto que se avizinha entre humanos e Outros?

Opinião:
Que saudades tão grandes de ler Bishop! Nem sei porque raio não li este livro mal ele saiu, mas o facto é que fui arrastando a sua leitura até agora há uns mesinhos atrás. E que boa leitura foi! Anne Bishop nunca me desilude e como muitos sabem, é uma das minhas escritoras favoritas.

Neste Letras Escarlates, a autora apresenta-nos uma nova série, Os Outros, desta feita dentro do estilo fantasia urbana. Aqui conhecemos Meg, uma humana com capacidades especiais, uma cassandra sangue ou profetisa de sangue, alguém que através de cortes precisos na pele, é capaz de tecer profecias. Esta jovem, era tida como propriedade de um homem, denominado de Controlador, alguém que possui um complexo onde mantém cativas profetisas de sangue de modo a vender profecias a potenciais interessados.

Este primeiro volume começa com uma Meg em fuga, que vai parar ao Pátio de Lakeside, local onde "a lei humana não se aplica", território dos Terra Indigene - os Outros.
Os Outros são, nada mais nada menos, que seres metamorfos. Temos os Corvos, curiosos, fascinados por coisas brilhantes, os sentinelas da comunidade; as poderosas Elementais e seus corceis, os Póneis; Ursos robustos, como Henry Beargard; Sanguinati ou vampiros, como o cativante Vlad; Lobos perspicazes e poderosos, como o fascinante Simon Wolfgard; entre outros. 

Neste universo criado por Bishop - Namid - temos por um lado os Terra Indigene, seres que controlam todos os recursos naturais, donos das zonas selvagens, e por outro lado os humanos, possuidores de engenho e tecnologia que os Outros não conseguem produzir. Entre estas duas facções existe, desde tempos imemoriais, uma relação de paz precária, limitando-se ambas as partes a tolerar a existência da outra, apenas por interesse. Uma é vista como alimento e a outra é vista com medo acompanhado de desprezo.
Por isso, existem os Pátios, zonas Terra Indigene dentro de cidades humanas, criadas para os Outros vigiarem os seres humanos  e interagirem com estes.

Foi interessante observar como a chegada de Meg ao Pátio de Lakeside, foi o ponto de viragem para  o início de uma melhoria no relacionamento entre Humanos e Outros. Graças a ela, polícias como Monty e Kowalski, começaram também a servir de intermediários no que toca a problemas que envolvam humanos e Outros.
Contudo, a forma como Meg conquistou estes últimos, a pouco e pouco, foi adorável: dando goluseimas aos ariscos póneis das Elementais; entregando as encomendas, quase esquecidas, do avô Erebus, líder temido dos Sanguinati (que me fez tanto lembar Saetan das Jóias Negras *.*); o tirar o lobacho Sam ao seu longo torpor após ter perdido a sua mãe... Até as Elementais, como Inverno, respeitadas e temidas pelos outros Terra Indigene, se renderam aos seus encantos e travaram amizade com esta humana especial, que não cheira a preza.

Achei linda a amizade entre Meg e Sam. E claro, aquela faísca entre ela e Simon... Adoro ver como este poderoso Lobo, líder do pátio, fica sem saber como se comportar ao pé dela, e é assoberbado por um instinto protector que não compreende.
E Tess? A misteriosa Terra Indigene, que muda o cabelo de cor e seu grau de enrolamento consoante o seu humor, e que ninguém sabe a que espécie pertence? Parece-me que podemos contar com uma revelação e pêras no próximo volume...

Letras Escarlates foi um livro que me deu imenso gosto ler. Encontrei tudo aquilo que contava numa história contada por Bishop: um mundo fantástico, com seres sobrenaturais, personagens bem construídas e cativantes, momentos enternecedores, de acção, mistério, e grande humor, que me fizeram soltar boas gargalhadas. Convenhamos, só o facto de haverem nomes de lojas como "Trincadela" e "Ler e Uivar por Mais" nos fazem soltar um risinho... Típico de Bishop!
Siga o próximo volume!



Sem comentários:

Enviar um comentário