domingo, 11 de março de 2018

Opinião - Plague

Ficha Técnica:
Autor: Michael Grant
Série: Gone, #4
Páginas: 492
Editor: Katherine Tegen Books
ASIN: 0061449148

Sinopse:
It's been eight months since all the adults disappeared. Gone. They've survived hunger. They've survived lies. But the stakes keep rising, and the dystopian horror keeps building in Plague, Michael Grant's fourth book in the New York Times bestselling Gone series.

A highly contagious fatal illness is spreading at an alarming rate, while sinister, predatory insects terrorize Perdido Beach. Sam, Astrid, Diana, and Caine are plagued by a growing doubt that they'll escape—or even survive—life in the FAYZ. With so much turmoil surrounding them, what desperate choices will they make when it comes to saving themselves and those they love?

Opinião:
Passaram-se alguns aninhos desde que li alguma coisa deste autor. Na altura comecei a ler a série em português, mas quando deixaram de editar a série eu deixei de a ler até que o ano passado decidi que estava na hora de começar a acabar as séries que tinham ficado penduradas em português.

Apesar de já não me lembrar de muitas coisas não foi propriamente difícil voltar a entrar na história. Lembro-me dos personagens de uma maneira vaga e geral, bem como dos acontecimentos que antecederam este livro.

Um dos receios que tinha era que o livro não me interessasse ou cativasse como me tinham cativados os primeiros à anos atrás. E sim, apesar de, se calhar, agora  achar que alguns acontecimentos são um bocado disparatados, a verdade é que continuo a ter vontade de saber o que vai acontecer a seguir.

Uma das coisas que achei algo disparatada é a maneira como a gripe que apareceu afecta as pessoas. Se por um lado percebo que estamos perante um mundo em que qualquer coisa pode acontecer, a verdade é que a mecânica da coisa não foi muito bem pensada. Mas pronto, serviu para soltar umas gargalhadas, o que já não é mau.

Houve também coisas que achei que não estavam muito bem explicadas, contudo isso pode ser consequência de já ter lido os livros anteriores à bastante tempo. Houve explicações que me pareceram lago superficiais e sem sentido. Mas lá está, posso estar a esquecer-me de algo.

É difícil ficamos indiferentes ao modo como a FAYZ vai transformando as pessoas aos poucos. A Astrid cada vez mais se enfia num buraco sem fundo porque não reconhece a pessoa em que se está a tornar. Isso associado às decisões difíceis que tem que tomar estão a fazer com que ela se recolha em si mesma afastando-se de todas as pessoas que a rodeiam. O Sam continua a seguir um caminho muito próprio, em que faz o que é preciso para manter todos a salvo, mesmo quando as pessoas não querem ver o que ele está disposto a sacrificar por elas. Uma surpresa foi a Diana. Algo extraordinário e inesperado acontece com ela, o que faz com que a sua atitude mude. Tenho curiosidade em saber como é que este acontecimento vai influenciar as suas acções no futuro.

Mas enquanto que existem pessoas que se estão a ir a baixo e a perder neste mundo isolado, existem pessoas que se sentem libertas e que desenvolvem um enorme potencial. Pessoas que sentem que aquilo em que se tornaram é aquilo que sempre deveriam ter sido.

Houve algumas mortes pelo caminho, mas nenhuma que tenha sido realmente significativa. Se bem que acredito que isso mude daqui para a frente. A luta está cada vez mais renhida e não é fácil sobreviver.

Quanto ao Pete, não se sabe bem o que lhe aconteceu. Espero que seja explicado no próximo livro e espero que consigam descobrir uma maneira de derrotar o inimigo e voltar ao contacto com o mundo exterior.

Sem comentários:

Enviar um comentário