quarta-feira, 28 de março de 2018

Opinião - Agnes Grey

Ficha Técnica:
Autor: Anne Brontë
Título Original: Agnes Grey
Páginas: 152
Editor:Europa-América
ISBN: 9789721058118
Tradutor: ?

Sinopse:
Agnes Grey é um retrato gritante do isolamento, estagnação intelectual e apatia emocional que rodeava muitas das governantas de meados do século XIX.
Uma novela em tom muito intimista, escrita a partir da experiência da própria autora, afirmou-se como um marco da literatura que lida com a evolução social e moral da sociedade inglesa.

Opinião:
E este livro começou de uma forma excelente, com as duas primeiras páginas da história em branco. Imaginem bem como é que eu fiquei! E pior, afinal faltam-me mais duas páginas um pouco mais para a frente. Como devem calcular, acabei a ler o livro em inglês só para não ter que me chatear.

Este foi o primeiro livro que lida da autora e posso dizer que gostei bastante. É uma crítica à sociedade bastante bem construída. É impossível não perceber onde é que a autora quer chegar. Ao mesmo tempo é fácil relacionarmo-nos com a personagem principal. Pelos momentos de desespero pelos quais ela passa, pelo quão implacável era o seu tratamento, e quão pouco podiam fazer para que isso mudasse. Deixa-me algo triste pensar que este livro será baseado nas vivências da própria autora. Não sei se conseguiria aguentar tão estoicamente tudo aquilo porque a protagonista passa.

E a protagonista em si é para mim uma mais valia.  A Agnes é uma pessoa extremamente bondosa e calma (dentro dos possíveis), que se tenta mostrar sempre bastante bem comportada e que não gosta de grandes alaridos. É uma pessoa simples, mas que de simples não tem nada tendo em conta os seus valores e o modo como os segue. É algo que me toca, ver como é possível desenvolver-se uma relação entre duas personagens, sem que muito seja dito, sem que haja alarido. A compostura da Agnes simplesmente cativa-me.

Tenho ainda o outro livro dela para ler. Daquilo que andei a ver foi um livro que provocou bastante choque na altura em que foi editado. Vamos lá ver o que sai dali!


 

Sem comentários:

Enviar um comentário