segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Opinião - We Were Liars

Ficha Técnica:
Autor: E. Lockhart
Páginas: 242
Editor: Delacorte Press
ASIN: B00FPOSDGY

Sinopse:
A beautiful and distinguished family.
A private island.
A brilliant, damaged girl; a passionate, political boy.
A group of four friends—the Liars—whose friendship turns destructive.
A revolution. An accident. A secret.
Lies upon lies.
True love.
The truth.

We Were Liars is a modern, sophisticated suspense novel from New York Times bestselling author, National Book Award finalist, and Printz Award honoree E. Lockhart. Read it. And if anyone asks you how it ends, just LIE.

Opinião:
Já tinha ouvido falar bastante deste livro, mas na realidade nunca tinha tido interesse em tentar perceber sobre o que se tratava até que um desafio para o qual andava a pesquisar me empurrou na sua direcção. Depois de ler a sinopse, a ideia com que fiquei do livro foi exactamente a mesma que tinha, nenhuma. A sinopse não dá nenhuma ideia ao leitor sobre o que é a história, e ainda bem.

Quando mencionei o livro a uma amiga, a primeira coisa que ela me disse foi que não devia ir pesquisar acerca do livro, porque o interessante era mesmo lê-lo sem nenhum conhecimento. Confesso que fiz batota, não fui propriamente pesquisar o que acontece no livro, mas depois de ler dois ou três capítulos, achei que estava na hora de ir ler o último capítulo.

Se isto me estragou o final do livro, não de todo. Apesar de ter uma ideia bastante clara do que aconteceu a realidade é que não sabia como tinha acontecido. Ao mesmo tempo, o facto de saber o que aconteceu, permitiu-me prestar atenção a certos pormenores que de outra forma não teria prestado atenção. Se os outros leitores chegaram ao final e ficaram em choque por se aperceberem das implicações daquilo que estava a ser lido, eu senti-me um bocado para o creeped out desde o início da leitura até ao final.

Não vou dizer nada acerca da história em si, porque acho que lhe tiraria o encanto. O interessante é começar a ler sem se saber nada e ir descobrindo aos poucos o que aconteceu. Ao mesmo tempo existem vários sinais disponíveis, para mim eles eram óbvios, mas pode ter sido porque já sabia o que aí vinha. Caso não soubesse, talvez não me tivesse apercebido do que se estava a passar mesmo de baixo do meu nariz.

Saúdo a autora pela maneira como contou esta história, porque não há dúvida que está bastante bem construída.

Sem comentários:

Enviar um comentário