sábado, 11 de agosto de 2018

Opinião - Light

Ficha Técnica:
Autor: Michael Grant
Série: Gone #6
Páginas: 464
Editor: Egmont Books Ltd
ISBN: 1405277092

Sinopse:
It's Lord of the Flies for the Heroes generation. All eyes are on Perdido Beach. The barrier wall is now as clear as glass and life in the FAYZ is visible for the entire outside world to see. Life inside the dome remains a constant battle and the Darkness, away from watchful eyes, grows and grows ...The society that Sam and Astrid have struggled so hard to build is about to be shattered for good. It's the end of the FAYZ. Who will survive to see the light of day? A tour-de-force from global sensation, Michael Grant, Light is the final heartstopping installment in this bestselling series. "I love these books" - Stephen King

Opinião:
E cheguei ao final da série original. Digo desde já que não faço ideia se algum dia irei pegar na continuação. Vai depender da minha vontade.

Depois de tudo o que as crianças da FAYZ passaram finalmente chegamos ao final da tormenta, ou não.

O Gaiafago (Gaia) tornou-se extremamente poderoso ao ter adquirido um corpo e vai atrás de todas as crianças de modo a tentar garantir a sua sobrevivência. Isto porque os corpos físicos ajudam a conter e concentrar o poder e caso o pequeno Pete perceba que pode possuir um corpo Gaia corre o risco de ser destruída.

Diga-se já de passagem que a Gaia é bastante assustadora. Desde que nasce que se mostra bastante psicótica. O que gosta mais de fazer além de matar é mesmo de brincar com as pessoas antes de o fazer. Talvez se já fosse uma jovem de 14 ou 15 anos não faria tanta confusão, mas apesar do seu crescimento rápido, ela ao início é apenas uma criança e é assustador ler uma criança fazer aquilo que ela faz.

Existem várias mortes neste livro, não fosse ele o livro final. Eventualmente teria ficado mais chocada se não soubesse o que ia acontecer, mas para não variar já sabia os pontos mais importantes. De qualquer modo não deixou de ser uma morte horrível para a maior parte dos personagens. Houve alguns que tiveram uma morte gloriosa, outros nem por isso. Independentemente disso não deixam de ser mortes de personagens que conhecemos desde o início da série.

Houve algumas personagens que acabaram por surpreender pela positiva. O Orc já tinha mostrado que tinha mudado, e neste livro vemos ainda mais isso. Mas não é só o Orc, também o Caine acaba por evoluir ao longo do livro depois de tudo aquilo porque passou. E no final do livro é uma pessoa muito diferente daquilo que era no início da história. Não haja dúvida que ele se despede em grande.

Claro que dá para perceber que no final Gaia acaba por ser derrotada, mas isso não acontece facilmente, e depois da barreira vir a baixo a verdade é que é fácil perceber que muitos miúdos continuam a viver numa prisão dentro das suas próprias cabeças. É fácil de perceber o porquê depois daquilo porque passaram, principalmente aqueles que de algum modo se tornaram líderes ou que tinham poderes. Se por um lado existe uma tentativa de adaptação à normalidade, a realidade é que há sempre momentos em que algo não está bem ou onde eles não se encaixam.

Penso que poderia ter sido um final ainda mais épico, acho que houve algumas coisas que foram apressadas. Contudo não deixou de ser um bom final. Fica a dúvida se irei pegar na continuação. Talvez quando a mesma estiver terminada, mas como disse inicialmente, vai sempre depender da minha vontade.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário