quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Opinião - A Escola do Bem e do Mal

Ficha Técnica:
Autor: Soman Chainani
Título Original: The School for Good and Evil
Páginas: 540
Editor: Individual Editora (Lápis Azul)
ISBN: 9789898730152
Tradutor: Luis Costa

Sinopse:
Estamos perante uma trilogia que desencadeia um mundo de fantasia novo e deslumbrante, onde as melhores amigas, Sophie e Agatha estão prestes a embarcar na aventura de uma vida.
Na Escola do Bem e do Mal, meninos e meninas são treinados para serem extraordinários bons ou maus, mas um subverter dos papéis assumidos das nossas heroínas, quando Agatha é "erroneamente" enviada para a escola do bem, e Sophie para a escola do mal, tudo é posto em causa, e se o erro é na verdade a primeira pista para descobrir quem Sophie e Agatha realmente são? Fantástica trilogia na qual a única saída para fugir das lendas sobre contos de fadas e histórias encantadas é viver intensamente uma delas.

Opinião:
A Escola do Bem e do Mal revelou-se uma leitura interessante. Confesso que não fui instantaneamente cativada pela história ou pelos personagens, possivelmente por já não pertencer ao público alvo, um público juvenil, mas a pouco e pouco dei por mim envolvida em toda a trama e com vontade de ler e saber mais e mais.

Inicialmente, esta aparentava ser uma história mais básica, com a clássica dicotomia Bem vs Mal, em que no primeiro encontramos príncipes e princesas, vestidos rosa e beleza, e no segundo bruxas e outros que tais, roupas negras e andrajosas, fealdade. Ao longo da leitura, percebemos que não é bem assim e que se trata de algo mais: temos efectivamente todos esses elementos mencionados, mas eles acabam por ser como que uma máscara que esconde algo mais profundo e complexo, nada tão linear quanto quer parecer. Desde o início que o percebemos, através das duas personagens principais: Sofia, loira e bonita, fã de vestidos rosa e sapatos de vidro de salto alto; e Agatha, uma menina de curtos cabelos negros, que mora num cemitério e que se refugia no lado mais sombrio das coisas. Bastante óbvio, caso se tratasse de uma história cliché, não é? As duas amigas são ambas seleccionadas para ingressar na Escola do Bem e do Mal, mas cada uma para o lado oposto do que esperava, não se conformando: Sofia para o Mal e Agatha para o Bem.
Escusado será dizer, que a vinda destas duas novas alunas para a escola, vai trazer grandes mudanças e colocar diversas questões: tudo o que é mau tem de ser feio e o que é bom, bonito? Cuidar da aparência e praticar boas acções, só porque é o que se espera, faz de nós verdadeiramente bons? É a nossa aparência que determina o que somos e onde nos encaixamos, ou são as nossas acções? Ser bom ou mau é assim tão linear? 

Apesar de não ser totalmente inovadora, a ideia de uma escola em que se aprende a ser bom ou mau, acaba por ser, sem dúvida, muito engraçada, e claro, achei também muita piada às disciplinas que cada lado tem de frequentar e tudo o que têm de aprender. 

Não podia terminar esta opinião sem referir o final deste livro. Foi muito diferente do que podia esperar e deixou muita curiosidade para o próximo volume e saber efectivamente o que aconteceu às duas "amigas" depois de tudo o que se passou.

A Escola do Bem e do Mal é uma belíssima história para o público mais jovem, que certamente fará as suas delicias, e que, ao mesmo tempo, proporcionará uma leitura leve e agradável aos leitores mais experientes. 

(Livro gentilmente cedido para opinião pela Individual Editora)

4 comentários:

  1. Tenho este livro na minha estante e estou muito curiosa com este conceito! Para além de que o livro tem ilustrações fantásticas :) beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      É verdade, tem ilustrações fantásticas mesmo e a edição em si é de muito boa qualidade também. É pena que se invista pouco em capas duras cá em Portugal e a preços destes.
      Espero que gostes do livro, proporciona uma leitura muito agradável e descontraída :)
      Beijinho*

      Eliminar
  2. Olá
    Olha este livro não me tinha chamado nada a atenção, mas agora fiquei com curiosidade ;)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar