sábado, 4 de junho de 2016

Opinião - Summer Days & Summer Nights: Twelve Love Stories

Ficha Técnica:
Autor: Stephanie Perkins
Páginas: 400
Editor: Macmillan Children's Books
ASIN: B01CNAJ1YU

Sinopse:
Maybe it's the long, lazy days, or maybe it's the heat making everyone a little bit crazy. Whatever the reason, summer is the perfect time for love to bloom. Summer Days & Summer Nights: Twelve Love Stories, written by twelve bestselling young adult writers and edited by the international bestselling author Stephanie Perkins, will have you dreaming of sunset strolls by the lake. So set out your beach chair and grab your sunglasses. You have twelve reasons this summer to soak up the sun and fall in love.

Featuring stories by Leigh Bardugo, Francesca Lia Block, Libba Bray, Cassandra Clare, Brandy Colbert, Tim Federle, Lev Grossman, Nina LaCour, Stephanie Perkins, Veronica Roth, Jon Skovron, and Jennifer E. Smith.

Opinião:
Head, Scales, Tongue, Tail by Leigh Bardugo
Este conto é sobre um amor de Verão que se transforma em algo mais. Este conto passa-se todo praticamente durante o Verão, se bem que não apenas durante um, mas durante uma sucessão de Verões. Durante este período de tempo os dois personagens passam todo o tempo juntos e de uma amizade que começou inocentemente acaba por nascer um amor bastante bonito. Confesso que não estava à espera do final e que o mesmo foi uma autêntica revelação.

The End of Love by Nina Lacour
Por mais que queira gostar realmente de uma história com personagens homossexuais há sempre qualquer coisa que não me deixa realmente apreciar a história. Por um lado gostei bastante deste conto, da inocência da personagem principal e o modo como finalmente encontra o amor, do modo como aborda o tema divórcio que é uma constante hoje em dia e que afecta de maneiras bastante negativas a forma de estar dos filhos de casais divorciados. Por outro lado, e apesar de a autora não ser explicita, fiquei com a sensação que mais uma vez os pais são contra e que as relações entre pais e filhos mudaram por causa da homossexualidade dos segundos. Assim sendo o intuito de mostrar que uma relação homossexual é algo normal sai um pouco defraudado, pelo menos na minha opinião.

Last Stand At the Cinegore by Libba Bray
Posso dizer que detestei este conto. Apesar de ter uma história de amor a verdade é que o conto se foca muito mais no filme de terror que vai roubar as almas de quem o vê. É uma premissa que já está cansada de velhice e por isso não surpreende. Ao mesmo tempo a história em si é bastante confusa e muitas das vezes perdia o fio à meada. Já não percebia o que estava a acontecer e já não percebia quem é que estava a narrar a história. Sem dúvida um dos contos mais fracos da antologia.

Sick Pleasure by Francesca Lia Block
Este conto é um pouco estranho. A voz do narrador, que por sinal é a personagem principal, é algo mecanizada. Assim sendo as descrições de momento e sentimentos parecem ser feitas de uma forma distante. Ao mesmo tempo não estava nada à espera daquele final. É sem dúvida um conto triste que algumas não pessoas conseguirão apreciar. No meu caso o mesmo não me disse nada o que me deixou um pouco triste.

In Ninety Minutes Turn North by Stephanie Perkins
Adorei! Nesta história a autora pega nos mesmos personagens do conto que entram no My True Love Gave to Me. Ao início fiquei bastante triste com a situação em que os personagens se encontravam, contudo a autora conseguiu fazer-me acreditar outra vez no amor conforme a história se foi desenvolvendo. Um conto muito fofo e cheio de nostalgia por pegar em personagens que eu já tinha gostado tanto da primeira vez.

Souvenirs by Tim Federle
Uma vez mais é possível encontrar neste conto um casal homossexual. Desta vez dois rapazes. É um conto que me deixou algo dividida. Por um lado é fácil compreender a adoração que um dos personagens sente pelo outro, visto a história ter muito do contorno de um primeiro romance. As personalidade de ambos chocam bastante por serem tão diferentes, um completamente introvertido e o outro completamente extrovertido. Aqui a homossexualidade foi tratada como algo normal e efectivamente é essa a sensação com que o leitor fica. Contudo a maneira de contar a história não me cativou propriamente, daí não ter gostado tanto como poderia.

Inertia by Veronica Roth
Este conto fala-nos essencialmente de depressão. Mais que uma história de amor esta é uma história de auto-descoberta e de aceitação. As várias referências que a autora faz a esta doença são bastante vividas e bem descritas, sendo fácil ao leitor perceber aquilo porque a personagem principal está a passar. Gostei do final e de como as coisas se pareciam estar a encaminhar e da mensagem que a autora deixa em como devemos aproveitar as segundas oportunidades que nos são dadas.

Love is the Last Resort by Jon Skovron
Adorei este conto. Talvez um dos meus preferidos de toda a antologia. Adorei o facto de o autor estar constantemente a insistir que aquela não é uma história de amor. E adorei ainda mais a voz com que o conto é contada. Uma das personagens principais parece ser extremamente gélida e racional e é engraçado ler a sua voz visto que todos os outros personagens são tão emotivos. É um conto que nos deixa com um sorriso na cara desde o início até ao fim porque todas as suas personagens e a história em si é extremamente engraçada.

Good Luck and Farewell by Brandy Colbert
Este conto é um pouco mais triste. A personagem principal já passou por alguns contratempos na sua vida que a marcaram profundamente. E a separação que está prestes a sofrer é mais um deles. É fácil sentir-mos pena da personagem e a vontade que fica é de a poder confortar. Ao mesmo tempo o personagem masculino está bastante bem construído e encaixa perfeitamente na personalidade de Raisha. Achei que os dois faziam um casal doce e é prova que às vezes de um contratempo pode surgir imensa felicidade.

Brand New Attraction by Cassandra Clare
Este é talvez o conto mais dark da antologia. Passa-se num Carnaval dos horrores, Carnaval esse que é powered up by um demónio. Gostei do conceito da história, gostei da personagem principal e gostei que em determinados momentos a autora nos surpreendesse com pormenores inesperados.

A Thousand Ways this Could All Go Wrong by Jennifer E. Smith
Um dos contos mais fofinhos da antologia. Temos uma paixão que existe à imenso tempo e uma rapariga que tem receio em dar o primeiro passo e convidar o rapaz para sair. A maneira como a autora expões esta situação é bastante cativante porque nos demonstra perfeitamente o receio em falhar, em não ser perfeita, em achar que existe algum problema connosco quando as coisas não correm bem. Claro que a história não poderia deixar de ter um twist qualquer que lhe desse uma outra dimensão, e esse twist reflecte-se na forma do personagem masculino. Este tem algumas características marcadamente diferentes, e apesar de o leitor ter uma ideia do que poderá ser a verdade é que só mais para o fim é que é definitivamente revelado. Adorei cada momento.

The Map of Tiny Perfect Things by Lev Grossman

Este foi um dos contos que também não achei nada de especial.O conceito é engraçado e assim, mas a maneira como a história foi apresentada, uma vez mais, não me cativou por aí além. Basicamente o tempo parou no dia 04 de Junho e os personagens dedicam-se a encontrar momentos de perfeição nesta paragem de modo a que a vida não se torne aborrecida. Afinal de contas são as únicas duas pessoas que se apercebem da situação. Sinceramente passei o livro todo a pensar que se o autor não me justificasse aquela paragem temporal muito bem explicada me ía passar de vez. Mas ele lá explicou tudo e a explicação até foi fofinha. O que tendo em conta o autor me surpreendeu bastante. Eu realmente odiei o único livro dele que tentei ler, por isso acho que a nível do conto até fez um bom trabalho.

Chegando ao fim o que posso dizer? Que efectivamente achei esta antologia muito mais triste que a anterior e que a qualidade dos contos foi um pouco inferior. No geral achei que as histórias tinham todas uma componente mais triste. Não havia nenhuma propriamente alegre ou baseada noutro sentimentos que não a tristeza. Além disso achei que no geral houve menos contos que me cativaram realmente e me deixaram com um sentimento de encanto quando terminados. Fiquei um pouco decepcionada porque gostei realmente da antologia anterior e no final desta senti que esta ficava aquém do desejado. Mas se a autora quiser continuar a explorar as outras estações irei ler com todo o gosto as seguintes antologias.

Sem comentários:

Enviar um comentário