segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Opinião - A Torre dos Espinhos

Ficha Técnica:
Autor: Juliet Marillier
Título Original: Tower of Thorns
Série: Blackthorn e Grim, #2
Páginas: 408
Editor: Planeta
ISBN: 9789896577827
Tradutor: ?

Sinopse:
Para Blackthorn e Grim, o regresso à vida tranquila na pequena quinta à beira da Floresta dos Sonhos nunca poderia durar muito. Escassas semanas passaram desde que o mistério do Lago dos Sonhos foi resolvido e já um novo desafio paira no horizonte. O príncipe de Dalriada recebeu um pedido de ajuda da parte de Geiléis, a Senhora de Bann, cujas terras medram sob a força de uma estranha maldição. Uma criatura sem nome instalou-se na velha torre que se ergue numa ilha do rio Bann e, do nascer ao pôr do Sol, os seus gritos incessantes impedem o gado de crescer, secam os campos e a vontade dos homens e instalam a semente da loucura nos espíritos mais sãos. Cercada de espinhos venenosos, a misteriosa torre encerra um segredo secular. Caberá a Blackthorn e Grim mergulharem nas trevas de um amor impossível e libertarem o povo de Bann do coração tempestuoso de uma rainha do Povo Encantado. Pelo meio, a curandeira e o seu companheiro terão de enfrentar o silêncio de quem sabe e atravessar uma teia de mentiras urdida ao longo de vários séculos. Quem será o estranho habitante da Torre de Espinhos. Um homem, um monstro? Uma força destruidora ou apenas uma vítima? No fim, o amor será a única redenção.

Opinião:
Em A Torre dos Espinhos continuamos a seguir o percurso de Blackthorn e Grimm, percurso este que se prende maioritariamente com a sua evolução enquanto pessoas depois de todas as situações traumáticas que viveram.

A escrita da Juliet continua soberba, tal como os seus personagens continuam a ser bastante cativantes e humanos. É difícil não nos sentirmos apegados a eles, não sentirmos as suas dores. E em específico neste livro essa sua vertente é bastante importante pois faz com que percebamos que não existe realmente um vilão. Aqueles que parecem querer o mal de Blackthorne na verdade pretendem apenas salvar-se a si mesmos e às suas famílias. Pretendem paz e é fácil compreendê-los e aceitar os seus defeitos.

Neste livro temos então uma maldição que só poderá ser quebrada num determinado dia num determinado período de um ano. Este parece-me ser o maior mistério da história. O que é que aconteceu para a maldição ter sido lançada e o que é que esta maldição acarreta. Fiquei um pouco decepcionada porque desde início percebi a quem é que a maldição estava associada, e aos poucos vi as minhas suposições confirmadas.

Houve uma outra reviravolta que essa apanhou-me desprevenida. Não estava realmente à espera que tal acontecesse e fiquei positivamente surpreendida.

Gostei bastante de ficar a conhecer um pouco mais da história do Grimm, se bem que ainda não consigo perceber muito bem o porquê do seu sentimento de culpa, mas creio que isso tem a ver com o facto de termos personalidades bastantes distintas. Apesar disso este é um dos personagens que encanta pela sua inteligência e calma. É alguém que é fácil ignorar-mos ao início, mas que aos poucos percebermos ser alguém de grande importância.

Mais um excelente livro da Juliet. Espero ter oportunidade de ler o final da trilogia o quanto antes.

Sem comentários:

Enviar um comentário