sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Opinião - The Distance Between Us

Ficha Técnica:
Autor: Kasie West
Páginas: 320
Editor: HarperTeen
ASIN: B00B0VZRWO

Sinopse:
Seventeen-year-old Caymen Meyers studies the rich like her own personal science experiment, and after years of observation she’s pretty sure they’re only good for one thing—spending money on useless stuff, like the porcelain dolls in her mother’s shop.

So when Xander Spence walks into the store to pick up a doll for his grandmother, it only takes one glance for Caymen to figure out he’s oozing rich. Despite his charming ways and that he’s one of the first people who actually gets her, she’s smart enough to know his interest won’t last. Because if there’s one thing she’s learned from her mother’s warnings, it’s that the rich have a short attention span. But Xander keeps coming around, despite her best efforts to scare him off. And much to her dismay, she's beginning to enjoy his company.

She knows her mom can’t find out—she wouldn’t approve. She’d much rather Caymen hang out with the local rocker who hasn’t been raised by money. But just when Xander’s attention and loyalty are about to convince Caymen that being rich isn’t a character flaw, she finds out that money is a much bigger part of their relationship than she’d ever realized. And that Xander’s not the only one she should’ve been worried about.

Opinião:
Visto que me apetecia ler algo fofinho, que me aquecesse o coração, e visto já ter lido anteriormente um livro desta autora e até ter gostado achei que The Distance Between Us seria um bom candidato. E que maravilhosa surpresa foi.

Sem sombra de dúvidas que este é um livro que derrete qualquer coração mais gelado. Adorei tudo nele, a história, os personagens, a química com que a autora nos presenteia, enfim. Foi um livro quase perfeito.

A Caymen é uma personagem bastante singular. É dona de um humor muito próprio, mordaz e sardónico. Nem toda a gente percebe as suas piadas e é engraçado ver como ela simplesmente não se preocupa. A Caymen nunca conheceu o pai porque este abandonou a sua mãe quando descobriu que ela estava grávida, e guess what? Ele abandonou-a porque era um menino rico quer não queria preocupações nem assumir as responsabilidades dos seus actos. Assim sendo a Caymen e a mãe têm um grande problema com pessoas ricas, pois consideram-nas no geral frívolas, condescendentes e com a mania que todos à sua volta são inferiores. É engraçado ver como a Caymen está constantemente a analisar tudo aquilo que os ricos fazem, principalmente tendo em conta o seu humor.

A mãe da Caymen tem uma loja de bonecas de porcelana, e é através desta que a Caymen acaba por conhecer o Xander. Ele é rico, destila confiança e ainda por cima é giro. Ao fim e ao cabo é tudo aquilo que a Caymen considera depreciativo. Contudo ele percebe o humor dela, e brinca com aquilo que ela diz. Ao mesmo tempo percebe a situação e as escolhas que a Caymen enfrenta porque ele mesmo está numa situação semelhante. Adorei ver como os dois se começam a relacionar, de como ele espera por ela quase todos os dias e partilha o seu chocolate quente, de como aos poucos e poucos com persistência e verdadeiro carinho ele a vai conquistando. A verdade é que a Caymen percebe que o Xander realmente se preocupa com ela e a tenta ajudar, que a vê e aceita por aquilo que ela é e isso é algo de que ela não estava à espera, tornando toda a situação ainda mais preciosa.

Os dois juntos são mesmo ternurentos. Adorei ver as suas picardias, o humor da Caymen dirigido ao Xander e a maneira como ele lida com ele. Adorei a maneira de como a autora nos faz sentir que o sorriso do Xander é especial por ser a Caymen a colocá-lo lá.

Claro está que algo teria que dar para o torto em algum ponto. De ter em atenção de que apesar de existir um ligeiro triângulo ele não é nada mais que isso, ligeiro. Contudo tenho que confessar que ao ler uma passagem entre a Caymen e este personagem pensei que ainda fossem andar durante algum tempo quando as coisas não estivessem bem para a Caymen e o Xander, e confesso que me senti algo defraudada quando este personagem foi simplesmente esquecido de um momento para o outro. Achei que ele merecia um final decente, o que não lhe foi dado de todo.

Quanto à reviravolta na história, não estava nada à espera, mesmo nada. Fiquei boqueaberta com as revelações que nos são feitas no final. Contudo estas estão completamente de acordo e justificam a mentalidade da mãe da Caymen quanto às pessoas ricas. Gostei que no final as coisas tivessem ficado bem e que uma oportunidade inesperada se tenha apresentado. Até porque foi possível ficar a conhecer mais familiares da Caymen e o avô tem um humor ainda mais refinado do que o dela.

De salientar também a amiga da Caymen, a Skye, com uma personalidade totalmente oposta. Mais pacata, mais zen, mas uma amiga verdadeira, que está lá nos bons e maus momentos e que de certo modo contrabalança a Caymen.

Resumindo, este foi um livro que simplesmente adorei. Bastante melhor que o anterior, que li da autora, The Fill-In Boyfriend. Tenciono brevemente ler um outro livro dela dentro do mesmo género, e espero sinceramente que seja tão bom como este.

Sem comentários:

Enviar um comentário