domingo, 10 de janeiro de 2016

Mini-Opinião - The Urban Fantasy Anthology

Ficha Técnica:
Editor: Peter S. Beagle
Páginas: 28; 24; 17
Editor: Tachyon Publications
ASIN: B005FY4U70

Sinopse:
THE PRIVATE EYE TURNED ZOMBIE DETECTIVE
THE HIT MAN HIRED BY AN ANGEL
THE VAMPIRE AT A KILLER RAVE
THE WEREWOLF IN LOVE

Welcome to the Streets.

Where vampires party hard and fey musicians charm your soul away. Where an angel hires a hitman and the Devil hitches a ride. Where a private Jane finds the only thing worse than a zombie: a zombie salesman, and a teenage girl discovers the antidote to puberty: lycanthropy. Where a would-be innkeeper buys herself a haunted house and a witch sets out to rescue an undercover cop. Where a centaur prowls a post-apocalyptic landscape and a tapestry-bound unicorn is finally set free.

In these twenty provocative tales you'll discover the hot-blooded paranormal romances of Patricia Briggs and Carrie Vaughn, the stylish urban noir of Neil Gaiman and Holly Black, and the eloquently retold myths of Emma Bull and Charles de Lint.

Don't stay out too late...

Opinião:
Deste livro de contos apenas li três. O do Neil gaiman, porque adoro o autor, e o de Patricia Briggs e Holly Black porque são duas autoras que conheço e gosto.

Quanto ao conto de Gaiman, The Goldfish Pool and Other Stories, este é algo estranho. Estranho na medida em que ao longo de todo o conto parece que estamos a ler algo desfasado da realidade. Toda a história parece ter um ar etéreo, como se as situações que ocorrem fossem quase sonhadas. O personagem principal vê-se rodeado de pessoas que parece não saberem o que querem, estando constantemente a adulterar as suas ideias e a sua arte.

Relativamente a Brigs, o conto chama-se Seeing Eye e insere-se no mundo Mercy Thompson, dando-nos a conhecer um pouco mais de duas personagens que, pelo menos eu, já conhecia. Estes dois personagens aparecem na série Alpha e Omega. Gostei de ficar a conhecer como é que ambos se conheceram, ver a sua relação a desenvolver-se e perceber um pouco melhor sobrem que e o que é Moira. Um pouco mais da história das bruxas é-nos apresentada neste conto.





Como gosto bastante de Briggs, não podia ter deixado de gostar deste conto. É uma escrita e mundo familiares onde é fácil sentirmo-nos reconfortados.

Para finalizar, o conto e Holly Black, The Coldest Girl in Coldtown.Este foi o conto que mais deixou a desejar. Gostei da premissa, gostei da personagem principal, gostei do mundo apresentado, contudo o modo como estes factores se entrelaçam e a linha narrativa não me entusiasmaram por aí além. Creio que o conto peca essencialmente por ser um conto. Uma história mais longa teria tido um melhor aproveitamento e desenvolvimento levando a uma história mais coerente e capaz. E sim, eu sei que existe o livro, mas este não tem como personagem central a Matilda e passa-se algum tempo depois deste conto.

Fica o desejo de que haja tempo para ler os restantes contos e ficar a conhecer novos autores.

Sem comentários:

Enviar um comentário